• Japtur Turismo

Documentação de viagem

Qualquer viagem requer atenção com a documentação. As viagens dentro do Brasil são mais simples nesse sentido, mas as internacionais demandam alto grau de atenção. Nós da JAPTUR queremos que você aproveite ao máximo sua tão merecida viagem, e por isso destacamos abaixo algumas dicas para evitar contratempos.



Viagem com voos dentro do Brasil

Para os chamados “voos domésticos” basta ter em mãos qualquer documento de identificação com foto, podendo ser RG, passaporte, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.

Isso se aplica crianças menores de 12 anos: elas devem ter RG, passaporte ou certidão nascimento e devem estar acompanhadas. Se a viagem da criança for sob a responsabilidade de tios ou avós, é necessário ter a certidão de nascimento.

Mas, se a viagem for com outro maior, que não se classifique como um parente de até terceiro grau, este adulto deve apresentar autorização do pai, mãe ou responsável da criança com firma reconhecida.



Viagem com voos internacionais

Em voos internacionais, em geral, o viajante precisa ter o passaporte válido. Às vezes alguns destinos pedem validade de ao menos 6 meses antes da data do embarque. Para países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela), basta a carteira de identidade original. Tome cuidado porque às vezes há conexões em determinados países que pedem o passaporte e, mesmo que você vá para algum país que aceite somente o RG, não poderá embarcar.


Como as regras e os acordos internacionais mudam constantemente, sempre confirme com a JAPTUR a regra vigente antes do seu embarque.


As regras são as mesmas para crianças que estejam acompanhadas dos pais (passaporte ou identidade, dependendo do país). Se os acompanhantes da criança forem terceiros maiores ou apenas um dos pais, estes deverão ter a autorização judicial ou autorização de ambos os pais, em duas vias originais e com firma reconhecida, no caso dos passaportes emitidos até o fim de 2014.

Mas agora temos uma novidade sobre isso: os novos passaportes já trazem o tipo de autorização de viagem escolhido pelos pais impresso nele, dispensando a autorização.


Para mais dúvidas, nos envie uma mensagem (clique aqui).

Siga nossas dicas e tenha uma excelente viagem!

133 visualizações

São Paulo - Tel: (11) 2391-9536      |      Ribeirão Preto - Tel: (16) 3911-1677      |      E-mail: contato@japtur.com.br